quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem )

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O Enem foi instituído pela Portaria Ministerial nº 438 de 28/05/1998, com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do antigo 2º grau. No entanto com o decorrer dos anos, o MEC percebeu que o Enem deveria ser mais abrangente, ter outros objetivos.
Com o decorrer dos anos o Enem foi sendo reestruturado e hoje ele tem outras funções: a) substituir os tradicionais concursos vestibulares; b) Para os maiores de 18 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, vale como certificado de Ensino Médio ( Portaria nº 109 de 27/03/2009); c) permite aos alunos de baixa renda a obterem Bolsa de Estudo em Faculdade Particulares, e dá-lhes também a oportunidade de ingressarem em Universidades Federais.
Percebe-se que o MEC, apesar dos tropeços, busca acertar e oferecer as mesmas oportunidades a todos os estudantes do País. É através do Enem que alunos de escolas públicas e de baixa renda podem conseguir uma vaga nas Universidades Federais.
Fernando Haddad, disse que recebeu uma nota técnica da ONU afirmando que as técnicas e a metodologia utilizadas pelo Enem permitem a elaboração de provas diferentes para o mesmo exame, que podem ser aplicadas em qualquer período do ano,para grupos diferentes com o mesmo grau de dificuldade.
Para a mãe de um estudante que fez a prova amarela, mas que não quer ser identificada, o Enem é sério.
Quanto a polêmica de anulação total do exame ela afirma: “Entendo que não é necessário a anulação indistinta de todas as provas realizadas, mas apenas daquelas que geraram comprovado prejuízo aos alunos.Afinal, pelo que pude perceber, com a metodologia de elaboração e correção adotadas no Enem pode-se, efetivamente, avaliar a proficiência de cada aluno.
Como as questões utilizadas foram todas previamente calibradas ( ou seja, aferiu-se o grau de dificuldade a partir da capacidade de resolução de um universo expressivo de alunos de ensino médio),é possível a elaboração de provas distintas que representem o mesmo grau de dificuldade para os estudantes.Além disso quando a correção da prova se faz levando em conta a consistência das respostas dadas expurgando-se consideravelmente o impacto do “chute”( que pode ocorrer em provas de múltipla escolha), as notas finais obtidas efetivamente podem ser comparadas entre elas. Ou seja, sempre que se adotar os mesmos critérios para as diversas edições do Enem, as notas finais obtidas serão comparáveis entre elas.
É por isso que podem ser aplicadas novas provas apenas para os que foram prejudicados. As notas finais que obterão serão o resultado de um mesmo tratamento que lhes colocarão na mesma escala adotada para avaliar os demais estudantes. Quanto a esses últimos, a realização de novas avaliações não lhes possibilitaria a alteração significativa das notas finais, eis que conhecimento consistente não se obtém em questão de um ou dois meses, mas é o reflexo da vida acadêmica desses alunos até esse ponto.”

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Desindustrialização

O Brasil está vivendo um processo de desindustrialzação.
Sabe-se que a indústria é o coração da economia e quando ela se desequilibra arrasta com ela todo o progresso e o crescimento de um país.
Um dos fatores que gera a desindustrialização no Brasil é a valorização do Real em face do Dólar.
Quando dois paises realizam transações comerciais entram em jogo duas moedas diferentes, e para que a negociação se realize é necessário que se fixe uma relação de troca entre essas duas moedas para que o valor do produto se torne equivalete, e a essa relação dá-se o nome de taxa de câmbio.
Há dois tipos básicos de regime cambial:o de taxa flexível e o de taxa fixa.
A vantagem da taxa cambial flexível é que o próprio mercado se auto regula com base na lei da oferta e da procura(excesso de demanda pelo dolar seu preço é aumentado, consequentemente o real é desvalorizado, neste caso haverá aumento de exportação e crescimento da produção industrial, diminuição das importações
Neste momento devido o dolar está sendo desvalorizado não só no Brasil como em outros países. Isso vem ocorrendo desde a crise econômica vivenciada pelos EUA desde 2008.
O lado perverso da valorização do real em relação ao dolar é gerar o aumento considerável das importações e diminuir drasticamente as exportações.Ora, caindo as exportações ocorrem as demissões em massa dos empregados, que sem salário deixam de ser grandes consumidores e a economia interna que estava fortalecida começa a ficar frágil, e, consequentemente o crescimento do país para.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

continuação da matéria sobre o 2º turno

Na Escola Municipal Dom Orione a votação ocorreu tranqüila, sem atropelos, sem nenhum incidente.
Na parte da tarde foram entrevistados 109 eleitores quando deixavam o local de votação. Esses eleitores ao serem questionados quanto ao nível e comportamento dos dois candidatos à presidência da República tiveram opiniões muito semelhantes. D. Carmen Lúcia Rabelo, 65 anos, professora aposentada expressou da seguinte maneira: “ São candidatos sem objetivos definidos, têm uma política mal pensada. A campanha para o 2º turno foi um fracasso.”
Para o engenheiro agrônomo Rafael Camargo, 76 anos, os eleitores de hoje estão muito mais conscientes, são capazes de tirar suas próprias conclusões e desta vez Dilma será eleita.
Os eleitores que deixaram para irem às urnas após o almoço foram os aposentados, muitos jovens e profissionais liberais e 47% dos entrevistados se declararam pró Serra, 38% Dilma, 12% nulos e 3% brancos.
Às 17 horas, não havia mais eleitor em nenhuma sessão desta 31ª Zona Eleitoral e os trabalhos foram encerrados. Os boletins preparados e afixados do lado de fora da sala. Havia alguns curiosos nos corredores para conferir os resultados que foram positivos para José Serra que venceu em todas as 16 sessões, numas com mais vantagens, noutra s mais apertadas, mas venceu.
Os poucos garis que estavam próximo à escola, embora não estivessem trabalhando comemoraram: “Graças a Deus, desta vez não tem sujeira, parabéns aos candidatos que , amanhã é um dia normal de serviço e sem santinho.”

2º Turno das eleições para Presidente da República

A votação para eleger o 36º presidente da República ,aqui na 31ª Zona
Eleitoral de Belo Horizonte, no Bairro Ouro Preto, começou exatamente
as 8 horas, com pouquíssimos eleitores. na fila de espera.
Nesta zona eleitoral há 7.203 (sete mil e duzentos e três) eleitores
inscritos e distribuidos em 16 (dezesseis) sessões e entre elas há
duas para portadores de necessidades especiais, mas mesmo assim ainda
houve casos de cadeirantes que tiveram que contar com o apoio e a
compreensão de eleitores presentes para transportá-los em suas
cadeiras para votarem em sessões localizadas no 2º andar do prédio.
Segundo um membro da equipe Técnica de Apoio, esses casos ocorrem por
culpa da própria pessoa que não informa ao TRE suas limitaçõesO
comparecimento dos eleitores até 9h40min foi muito fraco, mas a partir
daí, o volume aumentou e chegou a formar pequenas filas em todas as
sessões, mas estas se desfaziam logo porque o processo de votação
atual é muito rápido e eficiente.As pessoas estavam votando em apenas
3 segundos.
Às 11h20min a urna da sessão 151 travou. A equipe Técinica de Apoio
foi chamada e dentro de alguns minutos o problema foi resolvido e as
votações reiniciaram, pois já havia nesse instante 85 pessoas na fila,
mas niguém reclamou.
67 eleitores foram entrevistados e destes 38% disseram votar
na Dilma, 15% declararam pró Serra e 47% disseram estar indecisos e
até aquele momento ainda não saber quem escolher.
Cinco senhoras aposentadas e com mais de 60 anos disseram ter horror à
candidata Dilma e que votaram em Serra para diminuir os votos dela.
Os eleitores consideraram a campanha para o 2º turno um lixo, uma
baixaria sem tamanho. Alexander de Almeida Silva 45 anos , autônomo,
morador do Bairro São João Batista disse "A propaganda não teve
nenhuma proposta concreta,mas foi carregada na baixaria. Os dois
candidatos são fracos, mas Dilma é melhor e vai ganhar. Eu acho muito
bom porque ela vai continuar o trabalho do Lula."
f

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

V Mostra de Cinema

A Faculdade Estácio de Sá, Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, brindará seus alunos com a V Mostra de Cinema.
Durante o evento serão exibidos e comentados por especialistas filmes como:Cidade dos Anjos, Rebobine por Favor,  Planeta dos Macacos, etc....
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.
Os alimentos mais usados na produção de energia, pelo ser humano são os glicídios, isto é, aqueles ricos em açúcar, porque esses são oxidados facilmente. Eles são importantes não só porque produzem energia, mas também porque estão presentes na formação de algumas estruturas que compõem as células e ainda se encontram misturados às substâncias que ficam entre os tecidos.
Entre os glicídios encontramos a lactose, que nada mais é que o açúcar do leite. A lactose é uma molécula de açúcar grande formada pela união de glicose e galactose.
Ela é a principal fonte de energia para os bebês, no período de amamentação. Embora sendo tão importante há pessoas que não podem consumi-la porque seu organismo não tem capacidade de digeri-la,por isso ela não é aproveitada. Porque a mucosa intestinal das pessoas que tem intolerância à lactose não produz a enzima lactase, (substância responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose que são as moléculas menores e podem  ser absorvidas pelo organismo).
Quando a lactose não é absorvida, fica retida no intestino fermenta-se sob a ação da flora intestinal e então a pessoa tem a chamada diarréia osmótica. 
Geralmente essa intolerância é de origem genética.
Sintomas
 É variável de pessoa p Intolerância à lactose
Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.

Saiba mais sobre o assunto:

Doença celíaca

Intolerância ao Glúten - Acelbra

ACELBRA-MG - ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL EM MINAS GERAIS

Acelbra - Associação dos Celíacos do Brasil em Minas Gerais funciona à Rua Dr. Furtado de Menezes,342, no Bairro Ipiranga, e é uma instituição sem fins lucrativos.

Segundo sua presidente Ângela Diniz, os objetivos dessa associação são:

1º acolher a pessoa portadora da doença e seus familiares;

2º Prestar esclarecimentos sobre a doença e orientá-los quanto à dieta, sintomas;

3º Batalhar junto a Anvisa para a Lei Federal de nº 10674 aprovada em 16/05/2003 seja cumprida no que diz da obrigatoriedade de se colocar nos rótulos e embalagens informações quanto a presença ou não do glúten.

Ângela disse que a Acelbra acolhe os portadores da doença Celíaca e os ajuda a vencer os preconceitos que ocorrem em todos os níveis: psicológico, cultural, social e religioso. Para ela o aspecto religioso é muito sério porque os celíacos não podem comungar e essa proibição para determinadas pessoas é muito dolorosa, provocando angústia. Ela disse que para ajudar as pessoas a vencer os preconceitos, a Acelbra têm psicólogo. “Os associados têm direito a três consultas grátis. Para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença celíaca, damos palestras, emitimos boletins, ensina-se receitas, são reuniões com o objetivo de trocarem experiências”, explica a presidente.

Segundo Ângela, estão cadastrado na Associação 520 portadores da doença. A Acelbra de todos os Estados estão fazendo o cadastramento dos Celíacos para fazer o rastreamento da doença no país, pois quando uma pessoa na família tem a doença, possivelmente outros familiares poderão tê-la também.A Associação também tem por objetivo alertar profissionais da saúde para que estejam atentos para detectarem o mais cedo possível casos da doença.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As regionalizações do mundo

A expressão bloco político começou a ser aplicada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com a chamada Guerra Fria.Nessa época, o mundo foi dividido em Ocidente capitalista, liderado pelos EUA, e  Leste socialista sob o comando da antiga União Soviética.Essa bipolarização terminou com a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Hoje, o mundo está dividido em Norte rico e detentor de altas tecnologias e Sul rico em matéria prima,mas carente de tecnologia de ponta.Essa divisão acelerou a idéia de regionalização econômica, possibilitando assim, o surgimento de blocos econômicos com objetivos bem definidos como: reduzir ou eliminar as  alíquotas de importação com vistas à criação de zonas livres de comércio;lutar juntos para que seus direitos sejam respeitados ; obter melhores preços pelos seus produtos.
´Hoje há vários blocos econômicos como o G20,o Mercosul,Alca,Nafta, BRIC, UE etc.A UE foi o primeiro bloco econômico que surgiu com o nome de CEE (Comunidade Econômica Européia) logo após a Segunda Guerra Mundial.
Brasil Rússia, Índia e China formam o bloco chamado BRIC que representa uma nova liderança econômica mundial, tendo em vista o alto crescimento principalmente da China.
Além desses grupos está sendo formado um outro grupo reunido os países das Américas com exceção dos EUA e Canadá.
Percebe-se que a formação de  um bloco econômico engloba também razões políticas e os blocos poíticos visam também os aspectos econômicos.
Essa nova maneira de pensar o mundo é a consequencia da globalização.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As regionalizações no mundo

As regionalizações no mundo
Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois grandes blocos: O Ocidental Capitalista liderado pelos EUA e o Leste Socialista liderado pela antiga União Soviética. Esses dois blocos tinham cunho político, mas não deixavam também de serem blocos econômicos.
Tanto os EUA como União Soviética exerceram sobre os demais Estados membros um grande  poder de dominação, durante todo o período da chamada Guerra Fria.
O que se nota hoje é uma nova configuração do mundo, o que era no passado Leste, Oeste, hoje é Norte e Sul, com a seguinte conotação: o Norte reúne os países com maior poder aquisitivo e são detentores de tecnologias de ponta e o Sul engloba os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, que são ricos em matéria prima, mas sem tecnologia eficiente, vendem sua matéria prima com preço muito baixo, e ficam na dependência do humor do mercado.
Os blocos econômicos são classificados em: Zona de Livre Comércio;
União Aduaneira – este tem por objetivos: abrir mercados interiores;  regulamentar o comércio com nações externas ao bloco;
Mercado Comum seu objetivo e garantir a livre circulação de serviços e capitais;
União Econômica e Monetária

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Palestra do jornalista Leandro Mazzini

Mazzini  e prof. Evaldo Magalhães
Jornalista Leandro Mazzini

No dia 17 de setembro, Os alunos do curso de Comunicação Social, da Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte, foram brindados com uma palestra proferida pelo jovem colunista político Leandro Mazzini, que aproveitando a oportunidade lançou o seu livro de contos "Corra que a Política vem aí".
Segundo ele o jornalista político precisa de três livros de cabeceira: a gramática para saber escrever; a Constituição, para ter respaldo sobre o que escreve; e a Bíblia para rezar pelas consequências.
Leandro disse que o autêntico político é uma mistura de várias classes e pensamentos e que ele, Leandro, não consegue ser político, talvez seja por isso que ele escreva contos, fazendo uma provocação incentivando assim os cidadãos a refletirem sobre a política do pais e não serem tão complacentes com aqueles que não cumprem bem o papel para o qual foram eleitos.