O Brasil está vivendo um processo de desindustrialzação.
Sabe-se que a indústria é o coração da economia e quando ela se desequilibra arrasta com ela todo o progresso e o crescimento de um país.
Um dos fatores que gera a desindustrialização no Brasil é a valorização do Real em face do Dólar.
Quando dois paises realizam transações comerciais entram em jogo duas moedas diferentes, e para que a negociação se realize é necessário que se fixe uma relação de troca entre essas duas moedas para que o valor do produto se torne equivalete, e a essa relação dá-se o nome de taxa de câmbio.
Há dois tipos básicos de regime cambial:o de taxa flexível e o de taxa fixa.
A vantagem da taxa cambial flexível é que o próprio mercado se auto regula com base na lei da oferta e da procura(excesso de demanda pelo dolar seu preço é aumentado, consequentemente o real é desvalorizado, neste caso haverá aumento de exportação e crescimento da produção industrial, diminuição das importações
Neste momento devido o dolar está sendo desvalorizado não só no Brasil como em outros países. Isso vem ocorrendo desde a crise econômica vivenciada pelos EUA desde 2008.
O lado perverso da valorização do real em relação ao dolar é gerar o aumento considerável das importações e diminuir drasticamente as exportações.Ora, caindo as exportações ocorrem as demissões em massa dos empregados, que sem salário deixam de ser grandes consumidores e a economia interna que estava fortalecida começa a ficar frágil, e, consequentemente o crescimento do país para.
Nenhum comentário:
Postar um comentário