segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.
Os alimentos mais usados na produção de energia, pelo ser humano são os glicídios, isto é, aqueles ricos em açúcar, porque esses são oxidados facilmente. Eles são importantes não só porque produzem energia, mas também porque estão presentes na formação de algumas estruturas que compõem as células e ainda se encontram misturados às substâncias que ficam entre os tecidos.
Entre os glicídios encontramos a lactose, que nada mais é que o açúcar do leite. A lactose é uma molécula de açúcar grande formada pela união de glicose e galactose.
Ela é a principal fonte de energia para os bebês, no período de amamentação. Embora sendo tão importante há pessoas que não podem consumi-la porque seu organismo não tem capacidade de digeri-la,por isso ela não é aproveitada. Porque a mucosa intestinal das pessoas que tem intolerância à lactose não produz a enzima lactase, (substância responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose que são as moléculas menores e podem  ser absorvidas pelo organismo).
Quando a lactose não é absorvida, fica retida no intestino fermenta-se sob a ação da flora intestinal e então a pessoa tem a chamada diarréia osmótica. 
Geralmente essa intolerância é de origem genética.
Sintomas
 É variável de pessoa p Intolerância à lactose
Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.

Saiba mais sobre o assunto:

Doença celíaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário