quarta-feira, 13 de outubro de 2010

V Mostra de Cinema

A Faculdade Estácio de Sá, Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, brindará seus alunos com a V Mostra de Cinema.
Durante o evento serão exibidos e comentados por especialistas filmes como:Cidade dos Anjos, Rebobine por Favor,  Planeta dos Macacos, etc....
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.
Os alimentos mais usados na produção de energia, pelo ser humano são os glicídios, isto é, aqueles ricos em açúcar, porque esses são oxidados facilmente. Eles são importantes não só porque produzem energia, mas também porque estão presentes na formação de algumas estruturas que compõem as células e ainda se encontram misturados às substâncias que ficam entre os tecidos.
Entre os glicídios encontramos a lactose, que nada mais é que o açúcar do leite. A lactose é uma molécula de açúcar grande formada pela união de glicose e galactose.
Ela é a principal fonte de energia para os bebês, no período de amamentação. Embora sendo tão importante há pessoas que não podem consumi-la porque seu organismo não tem capacidade de digeri-la,por isso ela não é aproveitada. Porque a mucosa intestinal das pessoas que tem intolerância à lactose não produz a enzima lactase, (substância responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose que são as moléculas menores e podem  ser absorvidas pelo organismo).
Quando a lactose não é absorvida, fica retida no intestino fermenta-se sob a ação da flora intestinal e então a pessoa tem a chamada diarréia osmótica. 
Geralmente essa intolerância é de origem genética.
Sintomas
 É variável de pessoa p Intolerância à lactose
Todo ser vivo para se movimentar necessita de energia e esta vem da oxidação, ou seja, da queima dos alimentos no interior de suas células.

Saiba mais sobre o assunto:

Doença celíaca

Intolerância ao Glúten - Acelbra

ACELBRA-MG - ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL EM MINAS GERAIS

Acelbra - Associação dos Celíacos do Brasil em Minas Gerais funciona à Rua Dr. Furtado de Menezes,342, no Bairro Ipiranga, e é uma instituição sem fins lucrativos.

Segundo sua presidente Ângela Diniz, os objetivos dessa associação são:

1º acolher a pessoa portadora da doença e seus familiares;

2º Prestar esclarecimentos sobre a doença e orientá-los quanto à dieta, sintomas;

3º Batalhar junto a Anvisa para a Lei Federal de nº 10674 aprovada em 16/05/2003 seja cumprida no que diz da obrigatoriedade de se colocar nos rótulos e embalagens informações quanto a presença ou não do glúten.

Ângela disse que a Acelbra acolhe os portadores da doença Celíaca e os ajuda a vencer os preconceitos que ocorrem em todos os níveis: psicológico, cultural, social e religioso. Para ela o aspecto religioso é muito sério porque os celíacos não podem comungar e essa proibição para determinadas pessoas é muito dolorosa, provocando angústia. Ela disse que para ajudar as pessoas a vencer os preconceitos, a Acelbra têm psicólogo. “Os associados têm direito a três consultas grátis. Para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença celíaca, damos palestras, emitimos boletins, ensina-se receitas, são reuniões com o objetivo de trocarem experiências”, explica a presidente.

Segundo Ângela, estão cadastrado na Associação 520 portadores da doença. A Acelbra de todos os Estados estão fazendo o cadastramento dos Celíacos para fazer o rastreamento da doença no país, pois quando uma pessoa na família tem a doença, possivelmente outros familiares poderão tê-la também.A Associação também tem por objetivo alertar profissionais da saúde para que estejam atentos para detectarem o mais cedo possível casos da doença.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As regionalizações do mundo

A expressão bloco político começou a ser aplicada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com a chamada Guerra Fria.Nessa época, o mundo foi dividido em Ocidente capitalista, liderado pelos EUA, e  Leste socialista sob o comando da antiga União Soviética.Essa bipolarização terminou com a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Hoje, o mundo está dividido em Norte rico e detentor de altas tecnologias e Sul rico em matéria prima,mas carente de tecnologia de ponta.Essa divisão acelerou a idéia de regionalização econômica, possibilitando assim, o surgimento de blocos econômicos com objetivos bem definidos como: reduzir ou eliminar as  alíquotas de importação com vistas à criação de zonas livres de comércio;lutar juntos para que seus direitos sejam respeitados ; obter melhores preços pelos seus produtos.
´Hoje há vários blocos econômicos como o G20,o Mercosul,Alca,Nafta, BRIC, UE etc.A UE foi o primeiro bloco econômico que surgiu com o nome de CEE (Comunidade Econômica Européia) logo após a Segunda Guerra Mundial.
Brasil Rússia, Índia e China formam o bloco chamado BRIC que representa uma nova liderança econômica mundial, tendo em vista o alto crescimento principalmente da China.
Além desses grupos está sendo formado um outro grupo reunido os países das Américas com exceção dos EUA e Canadá.
Percebe-se que a formação de  um bloco econômico engloba também razões políticas e os blocos poíticos visam também os aspectos econômicos.
Essa nova maneira de pensar o mundo é a consequencia da globalização.